Índice de conteúdo
Nos últimos tempos tem se falado muito sobre acúmulo de pontos e milhas em cartões de créditos e como eles são facilitadores na hora de viajar. No entanto, poucas pessoas falam sobre como de fato conseguir os melhores cartões, que dão bons pontos, cashbacks e tem as melhores anuidades.
Primeiramente, gostaria de deixar claro que nem todo mundo que começa no mundo das milhas com o melhor cartão de crédito do mercado. Pode levar alguns meses para os bancos entenderem a sua vida financeira e liberarem cartões que acumulam mais pontos e têm mais benefícios. O importante é começar com o que você tem.
Confira as as dicas a seguir, pois com esses cartões você vai conseguir acumular mais pontos e ter uma série de benefícios, como acesso às Salas VIP em diversos aeroportos de todo o mundo:
1 – Centralize seus gastos em cartões de crédito
Quando você paga todas as suas compras à vista, seja no dinheiro, pix ou débito, os bancos não conseguem identificar o seu tipo de relacionamento com linhas de crédito. Com isso, fica difícil você aumentar seu limite e conseguir cartões com benefícios.
Por isso, o indicado é que você passe a utilizar seu cartão de crédito para realizar qualquer tipo de compra, seja no mercado, restaurante, posto de gasolina etc.
Se você é do tipo de pessoa que odeia acumular fatura ou ter aquela conta alta no fim do mês, basta realizar a compra e em seguida pagar a fatura de forma antecipada. Atualmente, grande parte dos bancos permitem essa opção. Você pode fazer sempre que realizar uma compra ou deixar para fazer isso uma vez por semana, como você achar melhor.
Centralizar as compras em cartões também podem facilitar seu controle financeiro, afinal você recebe a fatura e identifica todos os gastos, seja com alimentação, transporte ou lazer. Assim, você não só eleva seu relacionamento com o banco como também tem mais controle das finanças pessoais.
2 – Solicite mais limite
Os melhores cartões normalmente são aqueles que mais tem limite de crédito. Isso porque quanto mais benefício você recebe, mais você gasta. E é exatamente isso que os bancos querem, construir um relacionamento onde você gasta e eles retribuem através de benefícios, seja milhas, pontos, upgrades em vôos ou entrada em salas vip ou outros estabelecimentos.
Alguns bancos fazem uma análise automática e liberam seu crédito sempre que possível. Outros bancos você mesmo pode solicitar o aumento do limite, como o Itaucard, Nubank ou Banco Original (falando com seu gerente).
Quanto mais limite você tiver, mais negociação você consegue com os bancos. Chega em um determinado patamar de limite que os bancos começam a oferecer os cartões black ou infinite, que são aqueles que normalmente possuem mais benefícios.
3 – Conquiste um bom score
Sua reputação importa muito para o banco, dificilmente eles vão liberar um cartão de crédito para pessoas com CPF negativado ou com muitas dívidas. Por isso, ter o pagamento das contas em dia é essencial para construir um bom score junto às instituições de crédito.
Lembre-se, todas as contas vinculadas ao seu CPF são analisadas pelos bancos, seja conta de luz, contas de empréstimos ou aqueles boletos de estabelecimentos onde você possui algum tipo de dívida. Pague em dia, ou antecipado, sempre que possível.
4 – Ignore a renda solicitada pelo banco
Alguns bancos solicitam uma renda mínima para os melhores cartões, por exemplo: o Latam Pass Black requer uma renda mínima de R$ 10.000,00. Nem sempre você precisa dessa renda para ter o cartão. Você pode ir aplicando de 3 em 3 meses ou até mesmo solicitar um cartão da categoria abaixo e depois solicitar um upgrade para o Black até conseguir.
Os bancos colocam uma renda mínima para categorizar o perfil do usuário, mas isso não quer dizer que seja uma regra para solicitar o cartão de crédito. Tente, e se for negado, tente novamente em 90 dias.
5 – Pague anuidade quando valer a pena
Normalmente os cartões que possuem isenção de anuidade não oferecem benefícios relevantes, como o Nubank, por exemplo. Em alguns casos, vale a pena negociar com o banco a anuidade ou até mesmo pagar de forma integral, quando você consegue ter um gasto alto em um determinado cartão. No cartão Pão de Açúcar Platinum, por exemplo, consegui isenção conversando com o banco. Já no Latam Pass Black, preferi pagar a anuidade e garantir os benefícios do Latam Pass.
Conclusão
Quando solicitei meu primeiro cartão, logo que fiz 18 anos de idade, tive a solicitação negada pelo Nubank. O primeiro cartão que me aprovou foi o MeuPag! Depois de várias tentativas, consegui o cadastro no Nubank, depois Inter e C6 Bank. Após um longo período pagando as faturas em dia, centralizando meus gastos em crédito e aumentando meu limite, consegui a aprovação em cartões mais difíceis como o Pão de Açúcar Platinum, Latam Pass Black e Visa Smiles Infinite.
Além disso, consegui isenção da anuidade tanto no Pão de Açúcar, quanto no Visa Smiles, sempre entrando em contato com o banco ou esperando promoções, como foi o caso do Visa Smiles.
Hoje em dia consigo acumular bastante pontos em bons cartões, trocando por passagens aéreas, tendo acesso ilimitado a Salas VIP (Com o Inter Black) e uma série de outros benefícios. Mas para isso, você precisa utilizar cada dia mais seu cartão, pagando sempre em dia e aumentando seu limite sempre que possível.
Espero que essas dicas possam ajuda você a usufruir dos melhores benefícios e ajudar você a economizar na compra de passagens para viajar muito mais gastando menos!
6 comentários
Olá, boa tarde ! Como fez pra conseguir isenção de anuidade do PDA ? Já tentei de tudo e nada. Atendente falou que o banco não está negociando a anuidade desse cartão. Seus pots são excelentes ! Abço !
Oi!! Eu abri uma reclamação no Reclame Aqui com o argumento de que vários outros bancos nos dão anuidade grátis. Na época meu PDA tinha um limite baixo também, relatei isso na reclamação e eles isentaram a anuidade no primeiro ano. Ah, e obrigado pelo comentário, estamos começando o blog agora e é muito satisfatório ver o seu engajamento 😀
Olá tudo bem??
Tinha um limite super bom no Santander, cartão Visa Infinite. Inclusive aumentaram meu limite no início do mês, porém tem 5 dias que mandaram mensagem dizendo que meu limite tinha diminuído e foi muito.
Entrei em contato com minha gerente e ela disse que o banco faz a cada 3 meses análises e aumenta ou diminui o limite.
Você me orienta a fazer alguma coisa? Talvez uma reclamação no reclame Aqui.
Obrigada,
Isso é bem comum mesmo, os bancos tem feito uma diminuição no limite de várias pessoas mesmo. Acho que não tem muito o que fazer, só utilizar mais o cartão e aumentar naturalmente isso novamente